Se procurares bem lá no fundo, vais encontrá-lo!
O Rapaz ao Fundo da Sala de Onjali Q. Raúf
“Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet.”
Este livro destina-se a leitores entre os 8 e os 14 anos. Já recebeu vários prémios, entre eles, o Blue Peter, para Melhor História, e o Waterstones, para Melhor Livro Infantil. O Rapaz ao Fundo da Sala conta-nos uma história inesquecível que reforça a importância da amizade e da bondade, dois valores que hoje em dia são descartados e esquecidos com facilidade. Inspirado em histórias reais e temas atuais, o livro aborda o drama dos refugiados, pelo ponto de vista das crianças, lembrando quão importantes são a ajuda e a amizade para se poderem vencer os obstáculos. Na minha perspetiva, a história tem um impacto muito forte no leitor, envolvendo-o deste o início. Apesar de ser aconselhado para jovens, considero que este livro deveria ser lido por todos, tendo o poder de tocar os nossos corações.
Matilde Resende Santos, 8.ºC
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tudo o que nunca fomos de Alice Kellen (v.1)
É um livro que recomendo para os leitores que gostam de histórias interessantes sobre relações amorosas. Gosto muito deste livro pois a escrita da autora é cativante, surpreendendo pela linguagem acessível e envolvente. Tudo o que nunca fomos, volume 1, tem um subtítulo, “Deixa Acontecer”… e a transformação acontece. Leah, uma rapariga divertida e bem disposta, perde todo o seu brilho quando os pais morrem num acidente. Mas algo irá provocar outra revolução na sua vida. Estará Leah preparada para esse momento? “Deixa acontecer” pode ser o caminho a seguir…
Joana Silva, 8.ºC
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Solitário de Alice Oseman
Aconselho a leitura do livro Solitário de Alice Oseman porque gosto muito da Tori da saga Heartstopper. Neste livro, é tocante a amizade de Tori e Michael, embora esta o despreze muitas vezes. O livro aborda temas que me agradam, como a amizade, a adolescência, a identidade, e a autora tem uma escrita simples e cativante que me fez querer virar sempre para a próxima página.
“Esta é a história da Tori, do Michael, da Becky, do Luca, do Charlie. E o ano em que tudo mudou.”
Quem será “solitário”? O enigma adensa-se em cada passagem, mas a certeza fica no leitor: quem tem um bom livro nunca está sozinho nem se sente solitário…
Iara Oliveira, 8.ºC
Commentaires