top of page

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

  • Foto do escritor: Expressate AESL
    Expressate AESL
  • 27 de jan.
  • 1 min de leitura

Momentos, tristemente, a recordar…


O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi proclamado, oficialmente, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em novembro de 2005, sendo, em todos os anos, comemorado no dia 27 de janeiro, reafirmando-se o compromisso inabalável de combater o antissemitismo, o racismo e outras formas de intolerância que poderão levar à violência contra grupos específicos.

O Holocausto consistiu no assassínio sistemático de seis milhões de judeus e de milhões de outras vítimas pelo regime nazi, durante a Segunda Guerra Mundial.  Comandado por Hitler, o exército e o regime nazi invadiam as casas e levavam milhares de pessoas para os campos de concentração, sendo que muitos acabavam por morrer nos vagões dos comboios.

Uma das vítimas, mundialmente conhecida, foi Anne Frank que, durante o tempo de cativeiro no anexo secreto, registou, num caderno pessoal oferecido pelo pai, as suas vivências que, hoje, como sabemos, encontramos no célebre livro - «Diário de Anne Frank».

Esta jovem acabou por morrer de tifo, no campo de concentração em que se encontrava, em Bergen-Belsen, em março de 1945, pouco tempo antes da sua libertação.

Se quiseres conhecer sobre esta jovem corajosa, clica em: Quem foi Anne Frank? | Vida, diário e impacto histórico.


 
 
 

Comentários


bottom of page