top of page

Desafio: “Um livro cujo título tenha só uma palavra”

«Anexos»


“Anexos” é o primeiro romance da escritora Rainbow Rowell, publicado em 2011, com o nome original “Attachments”, compondo uma narrativa nostálgica e encantadora que ocorre no final dos anos 90, numa época de transição para a era digital, que capta a evolução das relações pessoais.

Lincoln O’Neill, o protagonista do livro, é um técnico de informática introvertido, contratado pelo jornal “The Courier”, para monitorizar os e-mails da empresa. A sua função monótona é deparar-se com comunicações não autorizadas e reportar comportamentos inadequados. Contudo, ao vasculhar as mensagens de Beth Fremont e de Jennifer Scribner-Snyder, duas amigas que trabalham no jornal, Lincoln vê-se envolvido nas suas vidas de uma maneira que jamais tinha imaginado que aconteceria.

Beth e Jennifer partilham as suas histórias pessoais, esperanças e desilusões em e-mails enviados durante o horário de trabalho, mas esquecem-se de que alguém os (poderá ler) lê. À medida que Lincoln lê estas conversas íntimas, prende-se às suas vidas e, simultaneamente, enfrenta os seus próprios desafios pessoais e de relacionamento. Enquanto Beth e Jennifer discutem temas como os seus empregos, relacionamentos e aspirações, Lincoln é forçado a confrontar as suas próprias inseguranças e medos.

Ao longo da narrativa, são explorados temas como a solidão, a autodescoberta e a influência crescente da tecnologia na comunicação humana, misturando o humor e o romance e introduzindo reflexões sobre as complexas relações modernas entre as pessoas.

No entanto, o livro não mergulha apenas nas vidas de Neil, Beth e Jennifer, mas destaca, igualmente, a importância da conexão humana, do amor, da amizade e acentua o valor de se estar presente na vida uns dos outros, abordando, de forma subtil, um tema tão complexo como as emoções humanas.

 

Rodrigo Vieira | 10.º A | Português | Prof. Dina Sarabando




bottom of page