top of page

“Linhas Tortas”, de Gabriel o Pensador

A música Linhas Tortas, de Gabriel o Pensador, é uma homenagem à escrita, ao texto e às pessoas que sempre incentivaram a criatividade do artista.

Pouco dado ao desporto e aos ofícios, Gabriel descobriu muito cedo que a escrita era a sua paixão.


Tudo começou na aula de português

Eu tinha uns cinco anos, ou talvez uns seis

Comecei a escrever, aprendi a ortografia

Depois as redações, para a nossa alegria

Professora dava tema-livre, eu demorava

Pra escolher um tema, mas depois eu viajava

E nessas viagens, os personagens surgiam

Pensavam, sentiam, choravam, sorriam


Na letra, o autor dedica algumas frases às pessoas que sempre o incentivaram a escrever, como a professora…


Fiquei muito sem graça com o que a professora fez Ela pegou meu texto e leu pra turma inteira ouvir Até fiquei feliz, mas com vontade de fugir Então eu descobri que já nasci com esse problema Eu gosto de escrever, eu gosto de escrever, crer ver Ver, crer, eu gosto de escrever e escrevo até poema


…e familiares próximos:


Aí a minha tia-avó, veja só você Me deu de aniversário uma máquina de escrever Eu me senti um baita jornalista, tchê Que nem a minha mãe, que trabalhava na TV


Gabriel quer disseminar as palavras, o gosto pela leitura e pela escrita. No vídeo da música, surgem algumas das suas aparições em escolas. Ele quer passar a palavra, como, antes, os professores e familiares lha passaram.


Até os professores às vezes se contaminam Copiam minhas letras e textos e disseminam Sementes do que eu faço, já não sei se é bom ou mau Mas sei que muito aluno começa a fazer igual Escrevendo poemas, escrevendo redações Fazendo até uns raps e umas apresentações


A sua paixão pela escrita é viciante. Ele quer passar este vício aos mais novos. É um vício, dos bons. Dos que valem a pena.


Não 'tô vendendo crack, não 'tô vendendo pó Não 'tô vendendo fumo, não 'tô vendendo cola Mas muitos me disseram que o que eu faço é viciante E vicia os estudantes quando eu entro nas escolas




bottom of page