"Isto acaba aqui" é uma obra literária escrita pela autora Colleen Hoover que é, mundialmente, conhecida, não só por ter escrito este livro de enorme sucesso, mas também outras obras cujos títulos constam da lista de best-sellers, como, por exemplo, "Verity".
"Isto acaba aqui" é um romance dramático que conta a história da jovem mulher Lily. Com 25 anos, muda-se para Boston em busca de um recomeço e de felicidade. No terraço de um prédio, onde se refugia para clarificar algumas ideias, conhece um homem. Neurocirurgião. Misterioso. Intrigante. A pessoa dos seus sonhos.
Parece que, para Lily, todos os astros se alinharam e está, finalmente, tudo perfeito! Mas Ryle guarda um segredo. Um passado que esconde, até mesmo de Lily. Dentro dele, existe um turbilhão. Um homem violento que faz Lily reviver a relação dos seus pais. Uma relação violenta disfarçada de amor...
Com o reviver do seu passado, está de volta, também, um amor da adolescência, que Lily nunca conseguiu esquecer! Uma narrativa forte de amor, superação e coragem. Este livro conta com um enredo emocionante que ilustra, de forma intensa, os danos que a violência doméstica provoca e a coragem de quem os consegue superar.
Considero a temática deste livro bastante complexa. Nela conseguimos ver uma perspetiva diferente da vítima! Muitas vezes, perguntamo-nos como é possível uma vítima permitir ao seu agressor que a mesma situação se repita vezes sem conta, não é mesmo? Na história, conseguimos perceber o confronto emocional da vítima em conseguir terminar esta relação. Se, por um lado, é fácil querer acabar com os maus tratos, por outro, é difícil abrir mão dos bons momentos. Há esperança que a violência acabe e que só fique o lado bom. No entanto, vemos que o limite que definimos, hoje, vai sendo alterado na esperança que o agressor mude.
Para mim, o que fez este livro tão especial foi a forma como a autora me conseguiu mostrar uma perspetiva diferente de uma relação violenta, fazendo-me perceber melhor o quanto é difícil, para uma vítima, acabar o relacionamento. Na verdade, chega a ser mesmo difícil arranjar palavras para explicar o quanto gosto deste livro!! A autora, no livro, consegue, ainda, acrescentar a história de amor de Atlas e Lily, uma mão cheia de resiliência, carinho e paixão e que deu direito à escrita de uma sequela!
Continua a nadar, Dory! (Esta frase é só para os verdadeiros fãs deste livro!)
Matilde Costa, 8.ºA

Comments