Publicado em 1988, Gente Feliz com Lágrimas é um livro que apaixonou várias gerações de leitores e que conquistou 5 importantes prémios literários – Grande Prémio de Romance e Novela da APE, Prémio Fernando Namora, Prémio Eça de Queirós, Prémio Livro do Ano Antena 1 e Prémio Internacional Cristóvão Colombo.
Gente Feliz com Lágrimas é a reflexão amarga e poética sobre Portugal que, de um modo ou de outro, conhecemos. Na voz de Nuno Miguel, principal narrador desta história, cruzam-se os fantasmas de uma infância de miséria, nos Açores, com algumas das referências mais importantes da nossa História recente: a emigração, a guerra colonial, o 25 de Abril.
É um romance de uma família que se desfaz e refaz pelas paragens onde a levam os bons e maus augúrios que motivam a sua dispersão. É uma saga que, irresistivelmente, arrasta o leitor ao longo de cinco mundos, vividos e pensados através da obsessiva busca da felicidade que move os seus protagonistas.
Gente Feliz com Lágrimas foi adaptado à televisão, para a RTP, numa série de cinco episódios dirigida por José Medeiros, e ao teatro por João Brites, para o grupo «O Bando».

Comments