O Fado de Coimbra é uma expressão musical única no mundo. Tocado e cantado pelos estudantes da Universidade, é, segundo a tradição, protagonizado somente por homens. Do mesmo modo, para tocar e cantar Fado de Coimbra, é preciso envergar a capa, que deve estar traçada.
É um Fado cujos poemas evocam, invariavelmente, o amor e a saudade por uma mulher, pela cidade e pela Academia. Desde o séc. XVI que o cantar de estudantes, nas ruas de Coimbra, é, factualmente, conhecido, onde o erudito e o popular se reviam e misturavam com frequência. Contrariamente ao Fado de Lisboa, das tabernas e das casas de fado, o Fado de Coimbra é, na sua essência, um fado de serenata, um fado de rua, com letras e músicas, não só de raiz popular, mas também de origem erudita, tendo sido musicados poemas dos mais ilustres poetas que pela Universidade de Coimbra passaram.
A caixa da Guitarra de Coimbra é maior do que a de Lisboa, é afinada num tom abaixo e a sua voluta é em forma de lágrima. Com os tempos, este género musical foi sofrendo algumas alterações, dando origem ao canto e à canção de Coimbra que a cidade, a sua Universidade e as suas gentes, vão orgulhosamente recriando, respeitando a sua essência e a sua génese.
Comments