top of page

Desafios de Leitura

Desafio proposto: Procurar “um livro que aborde um caso/protagonista real”. 

O livro que foi escolhido foi “Um Rio na Escuridão”, de Masaji Ishikawa, nascido em 1947, em Kawasaki, no Japão. O seu pai era coreano, mas vivia em território nipónico (japonês) e a mãe era japonesa. Em 1960, quando tinha treze anos, emigrou com a família para a Coreia do Norte, a "Terra Prometida", onde viveu até 1996, altura em que deu início à sua tentativa desesperada de escapar daquele que considerava ser um inferno na Terra. Atualmente, reside no Japão.

O livro começa por nos introduzir um homem chamado Masaji Ishikawa que, pelo facto de se sentir meio coreano, meio japonês, costumava sentir-se um apátrida. Esse sentimento agravou-se no momento em que a sua família se mudou do Japão para a Coreia do Norte. O seu pai sentiu-se atraído pelo novo país comunista, pelas promessas de trabalho, pelo acesso à educação para os filhos e por uma melhor posição social. Mas a vida, no apregoado "paraíso na Terra", revelou-se tudo menos paradisíaca...


No seu livro de memórias, Ishikawa relata, em pormenor, a sua educação tumultuosa e os trinta e seis anos terríveis que viveu sob um regime totalitário esmagador, bem como os desafios que enfrentou quando conseguiu o repatriamento para o Japão, depois de ter escapado, a muito custo, da Coreia do Norte.

Concluindo, este livro não é apenas um retrato chocante da vida no interior deste país autocrático, mas é, também, um testemunho inspirador e valioso da dignidade e da natureza indomável do espírito humano.


André Paiva | 10.º A | Português | Prof.ª Dina Sarabando


Comentarios


bottom of page