top of page

«Antologia Read On»

  • 7 de jun.
  • 8 min de leitura

Partilha de experiências

Após a experiência vivida, eis um conjunto de breves trechos reflexivos, elaborados pelos alunos participantes, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, sobre a sua participação na Antologia.


Afonso Tavares

Para mim, esta experiência foi bastante enriquecedora, pois desenvolvi as minhas aptidões de escrita, pude contactar com uma verdadeira escritora, que é uma pessoa muito simpática, e tive a oportunidade de colaborar com os meus colegas, com o intuito de redigir um texto que será publicado.

A meu ver, de uma maneira ou outra, todos ajudámos a atingir este objetivo e sinto-me muito orgulhoso de fazer parte desta iniciativa e gostaria de participar noutras da mesma natureza, no próximo ano.

Anaís Vasconcelos

Participar neste projeto foi, sem dúvida, enriquecedor. Recordei os bons momentos da minha infância, trabalhei em grupo, partilhei memórias e refleti sobre a tecnologia e como, daqui a uns anos, tudo pode estar diferente, devido ao grande avanço da Inteligência Artificial. Gostei muito de ter trabalhado com as pessoas que participaram e com a escritora, que é muito simpática.

O resultado final ficou muito bom, assim como as ilustrações que representaram muito bem o nosso conto.

André Matos

Para mim, participar neste projeto foi muito importante, tanto ao nível de escrita, como da socialização com os colegas. Adorei o tema, pois a biblioteca e as suas valências estão, realmente, ser esquecidas aos poucos. Este tema foi muito bom para refletirmos como a IA está a dominar cada vez mais o mundo e, por isso, aos poucos, vamo-nos “esquecendo” de como é viver sem estarmos agarrados à tecnologia.

Gostei muito, também, de relembrar os “velhos tempos” de quando ainda andava na primária e as brincadeiras que fazia nos intervalos. O texto em si ficou muito bom e as ilustrações também.

Anne Porto

Adorei poder participar neste projeto com toda a turma. Os exercícios de escrita autorreflexiva e criativa que tivemos de fazer, durante as sessões com a escritora Mónica Menezes, foram ótimos para o desenvolvimento de uma melhor elaboração de textos, por parte dos alunos. As ilustrações ficaram muito boas e a parte que, no meu entender, se tornou mais apelativa foi a atividade em torno da luta e resistência contra a IA generativa (mais especificamente, na escrita, mas também em relação a outras áreas criativas) e a valorização das ideias humanas.

Carolina Maia

Escrever o conto “O Guardador de Memórias” com a turma e a escritora foi uma experiência incrível e enriquecedora. Adorei a ligação de um futuro tecnológico com a tensão das nossas memórias.  Neste contexto, para mim, o melhor momento foi integrar as nossas histórias pessoais no conto. Durante a leitura do resultado final, percebi que este aspeto deu um toque humano e emotivo à história. Foi um desafio que vai ficar para sempre na nossa memória e que me motivou a escrever mais e a ser mais criativa. Aprendi que não é preciso muito para ter uma ideia, basta olhar à nossa volta.

Daniel Campos

Para mim, a participação neste projeto foi uma experiência enriquecedora, ao nível pessoal e académico. Ao longo deste projeto, tive a oportunidade de desenvolver a minha criatividade, melhorar as minhas competências de escrita e também de relembrar memórias felizes do passado.

A «Antologia Read On» permitiu-me, igualmente, compreender melhor o que significa ser um autor e todo o trabalho envolvido na criação de um conto. Acho importante realçar uma das principais mensagens deste projeto: neste mundo, cada vez mais tecnológico e digital, não nos devemos esquecer de, realmente, viver e de não nos deixarmos ser “dominados” pela IA.

No geral, gostei bastante de todo o processo e da conclusão deste projeto, que contribuiu para o meu crescimento enquanto aluno e pessoa, incentivando a um gosto mais evidente pela leitura.

Dinis Costa

Eu gostei bastante de participar neste projeto. Acredito que foi uma experiência muito interessante, enriquecedora e que me ajudou bastante a desenvolver a minha criatividade e escrita. O facto de eu saber que o que eu escrevia iria influenciar uma história de verdade incentivou-me a dar o meu melhor e a desenvolver a capacidade de escrita, criando algo mais criativo e de qualidade.

Ao ver o resultado final da história senti-me extremamente satisfeito e orgulhoso de ver a influência dos meus textos na obra.

Emanuelle Assis

Participar neste projeto foi uma experiência enriquecedora. O trabalho em equipa permitiu-me aprender mais com os meus colegas. Foi uma boa oportunidade para evoluir nas minhas competências, especialmente na escrita, assim como na forma como expresso as minhas ideias. No geral, considero que esta experiência foi muito positiva e contribuiu para o meu crescimento enquanto aluna e pessoa.

Gostei imenso do resultado e de como cada um de nós contribuiu, significativamente, para a criação da narrativa.

João Pedro Silva

Na minha opinião, a participação nesta experiência foi muito enriquecedora. Foi uma atividade diferente do comum que nos proporcionou momentos de autorreflexão e partilha incríveis.

A convivência com uma escritora com experiência na área só nos trouxe vantagens, tendo saído vencedores nesta nova conquista. Além disso, adorei trabalhar com a escritora, com as professoras envolvidas e com os colegas em torno deste tema.

  Um obrigado pela oportunidade que, de certeza, só nos beneficiará o nosso currículo.

Lara Silva

Gostei do projeto «Read On», uma nova experiência que se tornou fundamental para o desenvolvimento da nossa capacidade de escrita. Ao mesmo tempo, pelo ambiente criado, foi algo divertido e agradeço a oportunidade de participar.

Luana Silva

Eu gostei muito de participar neste projeto, pois foi uma boa experiência interessante. Considero que as escolas deveriam desenvolver atividades similares.

Mafalda Guerra

Eu gostei bastante de escrever. Acho que foi uma experiência incrível e enriquecedora. Um projeto que deve continuar tendo conseguido evoluir tanto ao nível crítico, como pessoal. O resultado do livro foi gratificante e inspirador.

Manuel Teixeira

Eu acredito que a participação, neste projeto, foi bastante agradável e enriquecedora. A experiência de conhecer uma escritora e de conseguir desenvolver uma história, através da partilha de ideias entre todos, foi único e excecional, além de que pude praticar a minha escrita. Eu apreciei, especialmente, pensar numa memória de infância, dado que me fez bem relembrar. A ideia de reunir todas as nossas memórias, para se oporem à Inteligência Artificial, pareceu-me muito criativa e original e gostei muito do trabalho final. Julgo que todo o processo correu bem.

Margarida Perestrelo

Participar na «Antologia Read On» foi uma experiência muito “fixe”, na qual pudemos partilhar ideias e criar textos em conjunto. Ajudou-nos a melhorar a escrita e a trabalhar melhor em equipa. Ver os nossos textos publicados deu-me orgulho e mais vontade de escrever.

Maria Carolina Carregosa

Foi uma experiência muito divertida. Adorei poder ouvir e partilhar as minhas ideias e pensamentos com os outros e acho que valeu, realmente, a pena. O resultado ficou totalmente do meu agrado e eu repetiria, facilmente, esta experiência.

Maria João Castro

Este projeto teve, sem dúvida, um impacto muito positivo no desenvolvimento da minha criatividade e da minha capacidade de escrita. Ao longo do processo, senti-me bastante motivada e envolvida, o que tornou toda a experiência ainda mais enriquecedora. É extremamente gratificante perceber que todo o empenho e dedicação contribuíram para alcançar um resultado final de grande qualidade.

Mariana Oliveira

Gostei bastante de participar neste projeto, tanto ao nível da escrita como também da parte das ilustrações. Penso que esta foi uma experiência única na qual deveríamos participar, pelo menos, uma vez na vida.

Marília Vitória

Participar neste projeto revelou-se uma experiência verdadeiramente marcante e diferente do que eu esperava. Ao longo do processo, tive a oportunidade de desenvolver novas ideias, explorar a minha criatividade e perceber melhor a importância da colaboração entre todos. Foi interessante ver como perspetivas distintas se juntaram para construir algo em comum, enriquecendo o resultado final. Além disso, fez-me pensar no impacto crescente da tecnologia, no nosso dia a dia, e a forma como isso poderá transformar a forma como comunicamos, criamos e partilhamos histórias, no futuro. Senti que este trabalho não foi apenas académico, mas também uma forma de refletirmos sobre as mudanças reais na sociedade.

Gostei do ambiente de entreajuda que se criou entre os participantes e da forma como todos contribuíram de maneira única. No fim, considero que o resultado superou as expectativas, tanto pela qualidade do conteúdo como pela forma como conseguimos transmitir a mensagem através das ilustrações e do texto.

Marta Silva

Este projeto foi bastante inspirador e inovador. Conseguimos evoluir tanto ao nível da escrita como interpessoal. Foi, também, uma maneira de pensarmos e de refletirmos sobre aquilo em que o nosso planeta se está a tornar e como as nossas ações estão a destruir a sua essência.

Projetos como estes permitem a preservação das relações humanas, tornando a escrita um organismo vivo.

Matilde Santos

Escrever, no âmbito da «Antologia Read On», foi, para mim, muito mais do que um simples exercício escolar, foi uma verdadeira viagem pelas emoções. Ao dar vida a esta história, percebi que o trabalho em equipa foi essencial para unir diferentes visões e construir algo maior. Sinto que este projeto foi um resgate do "sentir", um alerta necessário, para que não deixemos o digital apagar aquilo que nos torna humanos.

Ver o nosso trabalho publicado é a prova de que, mesmo num mundo dominado por algoritmos, as nossas histórias e o papel têm, ainda, um lugar fundamental. Sentir que as minhas palavras ganham, agora, um espaço físico e digital faz-me acreditar que a minha voz tem, de facto, um impacto no mundo.

Pedro Leite

Este projeto foi bastante interessante, pois ajudou-me a desenvolver a criatividade ao escrever. Acredito que foi algo bom para o meu desenvolvimento pessoal, uma vez que o processo da escrita envolveu uma certa reflexão para as ideias virem à tona.

Gostei bastante deste projeto e não é algo que se faça muitas vezes. Por isso, estou bastante grato por ter tido a oportunidade de participar.

Pedro Santos

Este projeto foi bastante importante, não só ao nível da escrita, como também ao nível do desenvolvimento social, porque “obrigou-nos” a criar um livro em conjunto com outras pessoas, o que nos fez saber ouvir as opiniões dos outros colegas e criticá-las de forma adequada.

Iniciativas como estas devem manter-se ativas, pois torna as aulas ainda mais dinâmicas e divertidas, mantendo, mesmo assim, a estética de “ensinar algo novo”, promovendo, também, a socialização entre todos os que participam.

Sara Silva

O projeto revelou-se interessante, tendo oferecido novas formas de pensar para a nossa vida. Eu adorei cada momento e a união de ideias que permaneceram e se formaram. Aconselho muito a quem esteja interessado/a a participar no próximo ano.

Sofia Guimarães

Acho que foi uma iniciativa muito interessante juntarmos várias ideias e refletir sobre as memórias que nos marcaram e que fizeram parte da experiência de cada um, tornando-nos o que somos hoje, unindo, depois, tudo e criando um só conto.

Além disso, foi interessante refletir um pouco sobre como o mundo se está a tornar e como, se não travarmos a maneira como a tecnologia nos transforma, podemos perder a nossa essência. Esta iniciativa deveria, claramente, manter-se envolvendo outros temas dinâmicos.

Sofia Zara

No meu ponto de vista, este projeto foi de extrema importância, pois sinto que me ajudou a desenvolver mais aptidões na área da escrita, pondo a minha criatividade à prova.

Além disso, ter a oportunidade de ouvir uma escritora falar e partilhar experiências foi, com certeza, muito enriquecedor.

O resultado do livro, na minha opinião, ficou espetacular e acho muito belo como cada trecho das memórias de cada aluno ficou presente numa história que nos faz refletir sobre o mundo de hoje e sobre como ele pode afetar e mudar o futuro.

Em suma, considero que este tipo de projetos deve continuar e persistir nas escolas, para que as pessoas não percam a sua criatividade, dando a “vitória” à IA.

Eis um reflexo do prazer de escrever nos alunos que experienciaram esta inolvidável aventura com a escritora Mónica Menezes…

Comentários


bottom of page