Romance de Ana Maria Machado que conta a história de um grupo de pessoas que se reúne para produzir uma novela ambientada no Rio de Janeiro do século XIX. Nas suas pesquisas, descobrem um caderno de receitas que havia pertencido a uma jovem da época e que lhes reserva uma revelação surpreendente.
A equipa, ao mesmo tempo que trabalha na novela (numa relação complexa e cheia de problemas), mergulha cada vez mais fundo na vida da desconhecida, envolvendo-se numa trama de amor, ciúme e tragédia.
Um dos romances mais surpreendentes da literatura brasileira. É um livro sobre o amor e o ciúme, a fidelidade e a rebeldia, mas é, também, uma celebração da literatura e dos seus leitores. Recebeu o prémio Machado de Assis, em 1999.
"O romance de Ana Maria Machado certamente contribui para que percebamos como o passado e o presente podem cruzar-se, na mesma cidade, em contextos sociais diferentes, para atualizar os temas universais do amor, da traição e da morte." – Sérgio Paulo Rouanet
"Em A audácia dessa mulher, Ana volta a pedir a cumplicidade de grandes nomes da literatura universal, como Virgínia Woolf, Henry James, Stendhal ou Sterne, que perambulam por suas páginas em citações ou lembranças. Mas a grande surpresa é o convite explícito que Ana faz a Machado de Assis, fazendo-o subir ao palco literário concebido por ela." – Mànya Millen, O Globo, 1999
Comentarios