top of page

Ana Luísa Amaral

Foi e continua a ser uma grande poetisa, tendo abraçado, igualmente, as missões de tradutora e de professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, revelando, desde sempre, uma predileção especial pela poesia de Emily Dickinson.

São variadas as suas publicações académicas, em Portugal e no estrangeiro. Os seus poemas foram lidas, por si mesma, em vários países, como Brasil, França, Estados Unidos da América, Alemanha, Irlanda, Espanha, Rússia, Roménia, Polónia, Suécia, Holanda, China, México, Itália, Colômbia e Argentina. 

Escreveu, também, para crianças e os seus livros de poesia e infantis foram levados a cena, como são exemplo as obras «O olhar diagonal das coisas», «A história da Aranha Leopoldina», «Próspero morreu» e «Amor aos Pedaços».

Dedicou-se, de igual modo, à rádio, na companhia de Luís Caetano, na Antena 2, protagonizando o programa «O Som que os Versos Fazem ao Abrir».

A 1 de abril de 2022, foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, cujas insígnias foram entregues a 6 de agosto de 2022, um dia depois da sua morte, a título póstumo, à sua filha.

Ana Luísa Amaral
bottom of page